Governo do Estado faz projeto para preservar área ambiental de Cotia


O governador Geraldo Alckmin encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 199/2017, que transforma em Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Cotia (APRM-AC) a região que hoje abriga o Sistema Produtor Alto Cotia.
Com uma área de 106 km², o equivalente a 70 parques do Ibirapuera, o Sistema Produtor Alto Cotia é responsável pelo abastecimento de cerca de 400 mil pessoas nos municípios de Cotia, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Vargem Grande Paulista. Possui 97,5% de mata preservada ou em adiantado estágio de regeneração, sendo o sistema produtor mais antigo em funcionamento. Em 2017, completa 100 anos.
Até agora, a região era amparada pelas leis 898/75 e 1172/76, que disciplinavam a preservação dos mananciais da Grande São Paulo de modo geral. Com a nova lei, a aplicação é regulamentada especificamente para a área de Cotia, com regras mais rígidas para preservação e determinação, inclusive, da manutenção da qualidade da água do Rio Cotia como Classe 1, o nível mais alto segundo os parâmetros do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente.
Já foram aprovadas anteriormente as Leis Específicas do Guarapiranga, Billings, Alto Juquery (Cantareira) e Tietê-Cabeceiras. Com o Alto Cotia, o Governo do Estado garante a preservação de todos os mananciais que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo.
Governo do Estado faz projeto para preservar área ambiental de Cotia Governo do Estado faz projeto para preservar área ambiental de Cotia Reviewed by Gabriel Celestino on 13:46 Rating: 5

Nenhum comentário

Populares